Fique por dentro das notícias de Miguelopólis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 26/04/2019 - Publicado no Diário Oficial Eletrônico na data: 26/04/2019

    Em ANEXO o Diário Oficial Eletrônico

    Edição 165 de 26 de Abril de 2019

  • 13/04/2019 - O Produto será Utilizado na Horta Municipal

    Piloto de Compostagem

     

    O Projeto de Piloto de Compostagem passará por reestruturação para melhor atender a demanda de Miguelópolis e será ofertado capacitação para os voluntários do projeto

    O produto será utilizado no projeto Nossa Horta, que está em pleno funcionamento junto á Central de Alimentação de Miguelópolis, a Cozinha Piloto.

    Nos primeiros casos, a usina Colorado deu total apoio e também o produto para ser iniciado.

  • 13/04/2019 - Conselho Municipal do Meio Ambiente Jovem será Criado

    COMDEMA JOVEM

    O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Miguelópolis foi criado pela Lei Municipal nº 2.947/2009 e tem como abreviatura o COMDEMA.

    O COMDEMA é um dos mecanismos usados para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos em um município. Ele promove o exercício da democracia, educação para a cidadania, convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes, entre outros.

    O Conselho é o local ideal de diálogos e de construção de conhecimento sobre o meio ambiente local. É também o espaço mais adequado para administrar conflitos, propor acordos e construir uma gestão ambiental que esteja em consonância com os interesses econômicos e sociais locais.

    Analisando as reuniões ocorridas em 2018 observou-se a necessidade de integração e interação com a comunidade de Miguelópolis, em específico com um público significativo e fundamental para que as ações de meio ambiente obtenham resultados consistente nos futuros.

    Neste contexto, considerando fundamental a participação das novas gerações nas iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e também ressaltando a possibilidade de apoio consultivo para o COMDEMA “Oficial”, a Gestão Municipal Miguelópolis, propõe a criação do COMDEMA JOVEM, onde novas idéias e novos pensamentos poderão agregar ao COMDEMA “Oficial” e assim os resultados serem ainda mais satisfatórios.

  • 13/04/2019 - Limpeza na Praia e Toda Volta do Rio Grande é uma das Ações

    MINHA PRAIA É PRAIA LIMPA

              O Projeto ‘Minha Praia é Praia Limpa’ que visa a limpeza das margens da praia artificial de Miguelópolis e do curso do Rio Grande surgiu no primeiro semestre de 2018.

              Neste contexto foi realizada a limpeza em um percurso de aproximadamente 6 mil metros quadrados, sendo percorridos mais de 10 quilômetros de barco. O total de lixo recolhido foi de aproximadamente 50 quilos.

              Para o ciclo de 2019 a Prefeitura Municipal representada pelo Setor de Meio Ambiente e o Setor de Turismo pretende em parceria com COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente), CONTUR (Conselho de Turismo) entre outras instituições realizar ações terrestres e aquáticas, como limpar novamente a margem do Rio Grande que pertence ao município e ao redor de ranchos, pousadas e tudo que envolve.

              Em primeira etapa no dia 08 de abril de 2019 foi realizada reunião para instituir parceria entre o Setor de Meio Ambiente e o Setor de Turismo. Nesta foi firmado responsabilidades de cada departamento e datas das próximas reuniões que serão anunciadas em breve.

  • 13/04/2019 - Setor de Meio Ambiente Realizará Estudos mais Detalhados

    MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS NASCENTES DE MIGUELÓPOLIS

     

    A preservação de nascentes é imprescindível para a conservação da disponibilidade e qualidade hídrica nas bacias hidrográficas. Assim, torna-se imprescindível conhecimento da situação das nascentes e do seu entorno, para que sejam estabelecidas medidas para recuperação e/ou preservação das mesmas.

    Atualmente o Município de Miguelópolis não possui mapeamento detalhado das nascentes e do seu entorno, estando desprovido de informações para indicar ações quanto à restauração das nascentes.

    Diante da circunstância apresentada, o Setor de Meio Ambiente preconiza um estudo para determinar a localização e o mapeamento sistemático do uso e ocupação do solo atual no entorno das nascentes do município de Miguelópolis.

  • 13/04/2019 - Em parceria, instituição de ensino e a gestão pública propõe a promoção do curso de Florestamento – Recomposição de Área de Preservação Permanente.

    PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE NASCENTE

              O Inventário Florestal do Estado de São Paulo, realizado no ano de 2001, levou em consideração a divisão territorial constituída município. Deste trabalho, observa-se o percentual de cobertura vegetal Miguelópolis, apontou 1.703 hectares de floresta estacional semidecidual e 544 hectares de formação arbórea arbustiva em região de várzea. Totalizando 2.247 hectares que representam 2,7 % de cobertura vegetal no Município, índice muito abaixo dos que são indicados.

    Portanto, devido ao baixo índice justifica-se a necessidade da recuperação e conservação das matas ciliares, seja nas extensões dos córregos ou no entorno das nascentes.

    Pretendendo a recuperação de nascentes localizadas em nossa região, o município de Miguelópolis preconiza ações de Educação Ambiental voltadas aos proprietários rurais, empresas que atuam na área e servidores públicos.

    Em parceria, instituição de ensino e a gestão pública propõe a promoção do curso de Florestamento – Recomposição de Área de Preservação Permanente.

    A capacitação visa o ensino para o preparo da área, o plantio e o manejo de mudas de espécimes nativas no entorno das nascentes.

  • 13/04/2019 - Mudas nativas e Exóticas Deverão ser Distribuídas

    PROJETO DO VIVEIRO

              Está em fase de estudos a implantação do viveiro municipal para produção de mudas nativas e exóticas que serão distribuídas para a população tanto da área rural quanto urbana, para ações de recuperação de áreas de preservação permanente e plantios em áreas verdes.

              Tais atitudes se tornaram fundamentais para o desenvolvimento ambiental do município e a melhoria de vida por parte da natureza.

              Assim, a gestão municipal propõe a criação e distribuição de mudas e também zelará pela preservação do viveiro, assim como a manutenção que poderá e deverá contar com a ajuda do cidadão de Miguelópolis

  • 13/04/2019 - Cuidar dos Animais é um das Maiores Missões!

    O BICHO PEGOU!

              Biodiversidade é o termo que define a variedade e a riqueza de todas as espécies, a variedade dos genes contidos dentro de cada indivíduo (diversidade genética) e também a variedade de ecossistemas dentro de um bioma. Esta possui papel fundamental na manutenção da vida dos ecossistemas, a sua alteração, seja causada pelo homem (antrópica) ou não, pode causar grandes problemas sociais, ambientais e financeiros.

              O município de Miguelópolis encontra-se em no bioma de Cerrado, esta característica dá ao município uma variedade de espécies da fauna e flora. Situada ao norte do Estado de São Paulo as margens do lado paulista do Rio Grande divisa com o Estado de Minas Gerais é favorecido em relação a Recursos Hídricos. Tendo como os principais rios: Rio Grande, Rio Sapucaí e Rio do Carmo.

              Esta caracterização ressalta a importância do município nas ações de conservação do Meio Ambiente em especial a necessidade da salvaguarda da biodiversidade.

              Atualmente o município não possui nenhuma ação formal ou informal que desenvolva a temática especifica de proteger a biodiversidade.

              A Prefeitura de Miguelópolis por meio do setor de Meio Ambiente está propondo ações formais e informais junto a comunidade em geral de como se comportar ao encontrar o animal silvestre, ao fazer uma atividade no ambiente silvestre, que deverá ser comunicada muito em breve por meio do site oficial, redes sociais e palestras para o público geral.

  • 13/04/2019 - Proteção para os Animas

    INVENTÁRIO DA FAUNA SILVESTRE DE MIGUELÓPOLIS

     

              Será realizado o inventário da situação da fauna silvestre aquática e terrestre do município de Miguelópolis.

              Será estabelecido uma parceria com a polícia ambiental e o corpo de bombeiros da região, a fim de promover o levantamento da situação do município para assim pautar futuras ações de proteção animais silvestres situados em toda redondeza da cidade de Miguelópolis.

  • 13/04/2019 - Arquivo em Anexo no Campo da Notícia

    Em Anexo a Banco de Dados Ambiental Final 2019